Saberes e Sabores, Caminhos da Saúde

Saberes e Sabores: Caminhos da Saúde: este é o tema do 1º Seminário da Saúde programado para a próxima sexta-feira (13), das 9h30’ às 21 horas, no Pavilhão da Igreja Católica.

Segundo a prefeita Sisi Blind, o evento terá o objetivo de contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida de toda a população, lembrando que a promoção da saúde não está voltada somente para a ausência de doenças, mas para o bem estar físico e mental, buscando a interação com a população através das ações preventivas.

“Queremos definir, em conjunto com a comunidade, os caminhos da saúde e, dentro desta perspectiva, explorar os saberes e sabores que vão desenvolver e estimular a qualidade de vida no município”, explicou a prefeita.

Segundo a secretária de Saúde Sandra Cassul Fernandes, sob a coordenação geral do médico Davi Melo, o seminário colocará em foco assuntos voltados à saúde bucal; saúde e meio ambiente; saúde sexual e reprodutiva; saúde da mulher; saúde do homem; tabagismo; e, ainda, envolverá grupos como o de gestantes; idosos; e hipertensos. “Um dos grandes temas do evento é a alimentação e o estímulo à prática de hábitos saudáveis, o que será o grande norteador das ações da Saúde”, adiantou.

Durante o Seminário, a equipe de Saúde estará verificando Pressão Arterial, Glicemia e calculando o Índice de Massa Corporal (IMC) dos participantes interessados.

Acompanhe a programação:

9h30 – Abertura Oficial – Explanação do Projeto  (Público-alvo: comunidade em geral)

Música: “VIDA” com Daniel Vaz

10 horas  – Palestra: Combate ao Tabagismo – Dr. Davi Melo (Público-alvo: estudantes de 2° ao 6° ano e comunidade em geral)

10h30  – Palestra : Tratamento não medicamentoso da Hipertensão Arterial – Dr. Rafael Liz (Público-alvo: grupo Hiperdia e comunidade em geral)

13h30 – Explanação do Projeto

13h45 – Palestra : Alimentação Saudável – Nutricionista Joice Suzin

14h15 – Palestra : Sem quedas, sem fraturas – Fisioterapeuta Alanna Almeida

(Público-alvo: idosos, gestantes e comunidade em geral)

15h30 – Palestra : Saúde Bucal – Dra. Melissa Caldeira Alkmim (Público-alvo: estudantes Jardim II, Pré-Escolar e 1° Ano)

16 horas – Eleição do Conselho Municipal de Saúde – Gestão 2013/2015 (Público-alvo:  comunidade em geral)

19h30 – Palestra: Saberes e Sabores, Caminhos da Saúde – Dr. Davi Melo