São Cristóvão do Sul no ritmo da dança

Um pedido da comunidade escolar que se transformou em realidade: o Projeto ‘Dançando e Aprendendo’ já foi implantado e, agora, os alunos de todas as escolas já podem se utilizar dos benefícios da dança para se desenvolver ainda mais.

Com o acompanhamento da Secretaria de Educação, o projeto é desenvolvido através do ensinamento de dança de variados gêneros, entre eles, danças populares, samba, rock, música baiana, dança afro, dança de rua e dança contemporânea.

As aulas acontecem todas as quintas e sextas-feiras, nos próprios estabelecimentos escolares, no Centro de Convivência e Ginásio Municipal e são ministradas pelos professores Cristiano Laurindo e Vanderlei Buz, sob coordenação do renomado professor Clei Giovane Souza, da Clínica de Atividades Físicas Acqua Centro, de Ituporanga.

De acordo com a secretária de Educação Giseli Telles, em todas as escolas, após avaliações, foram feitas as seleções para formação de grupos, que representarão o município em eventos internos e externos, bem como em apresentações e competições regionais e estaduais, lembrando que todos os alunos participantes apresentam prévia autorização por escrito dos pais ou responsáveis.

No entanto, segundo explica a secretária, nenhum aluno fica excluído das aulas e, mesmo não estando nos grupos, todos participam dos aulões de dança, que são realizados uma vez por mês em todas as escolas.

Com pouco mais de um mês de ensaios, o primeiro desafio já foi feito para os alunos: se apresentar na abertura dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que será realizada no município, no próximo dia 12 de junho.

“Em agosto, nossos alunos participam do Festival Escolar de Dança Mario de Andrade, uma promoção do Governo de Santa Catarina, realizado pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) que acontecerá na Região de Curitibanos e a participação de SCS terá o objetivo específico de avaliar se o projeto está apresentando resultados”, adiantou a secretária.

Para a prefeita Sisi Blind, as aulas não estão apenas destinadas aos alunos e, com o objetivo de diversificar as opções de lazer e entretenimento, promover a saúde através de atividades físicas e integrar a comunidade, o município ampliou o alcance do projeto, oportunizando que grupos organizados e população em geral também possam entrar no ritmo da dança. “Temos oito núcleos atendidos e, se somarmos, mais de 500 pessoas estão participando das aulas, o que representa uma grande ação do governo para

A prefeita explica, ainda, que em dezembro, no encerramento do projeto, o município organiza sua I Mostra Cultural, que terá como grande atração a dança, apresentada pelos alunos e pelos grupos organizados.

Saiba como participar:

Servidores Públicos: Dança Aeróbica, todas as quintas-feiras, das 17h15’ as 18h15’, no Ginásio Municipal;

População em geral: Dança de Casais, todas as quintas-feiras, das 20h15’ as 21h15’, no Centro de Convivência;

Melhor Idade: Todas as sextas-feiras, das 15 às 16 horas, no Centro de Convivência;

Crianças atendidas no Peti: Todas as quintas-feiras, das 10 às 11 horas e das 13 às 14 horas, no Centro Pastoral;

Alunos não atendidos na rede municipal: Todas as sextas-feiras, das 10 às 11 horas e das 16 às 17 horas, no Ginásio Municipal (faixa etária: 7 a 17 anos).