Reativado Conselho Comunitário de Segurança SCS

No último dia 28 de maio, na Câmara de Vereadores, sob o comando da Polícia Militar e Polícia Civil de SCS, representantes da comunidade reuniram-se para reativação do Conselho Comunitário de Segurança – Conseg, e eleição da nova diretoria, que permanece na gestão até 2016.
De acordo com o comandante da Polícia Militar de SCS Sargento Vieira, prevenir o crime é responsabilidade de todos e a polícia precisa da comunidade para que seja feito um trabalho mais eficaz. “Por isso, a reativação do Conseg, que foi criado em 2005, é tão importante. Estamos buscando a participação de todas as forças da comunidade na busca por mais segurança. Hoje, na maioria dos casos, a Polícia combate o criminoso depois de ter vitimado alguém e gerado dano moral ou material. É preciso antecipar-se ao crime, agindo nas causas, para diminuir os efeitos. Daí a importância do Conselho Comunitário de Segurança, que cumprirá com esse papel, de prevenir, sugerir, denunciar e promover melhorias em conjunto com as polícias”, justificou.

Segundo o comandante, SCS está enfrentando dificuldades causadas pela falta de efetivo, que tem refletido no aumento de pequenos delitos como furtos, e na preocupação com o aumento do uso de drogas. “São casos que serão trazidos para o conselho para buscar soluções em conjunto com as polícias Militar e Civil. Temos de pensar no amanhã, no futuro dos nossos filhos e nos rumos que a nossa cidade tomará”, destacou.

O Conseg contará com um encontro mensal.

Saiba mais:

O que é o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg)?

É formado por grupo de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança da cidade;

Quem faz parte do Conseg?

As instituições de polícia que atuam no local; o cidadão comum que resida, estude ou trabalhe na cidade; as autoridades públicas; os comerciantes; as organizações não governamentais; e a mídia.

Quem pode participar:

Qualquer pessoa idônea que esteja disposta a colaborar com o bem-estar da sua comunidade, ou entidades comunitárias já existentes.

Quem ganha com isso:

O cidadão, porque é uma maneira inteligente de melhorar a proteção da sua família. A comunidade, porque o Conseg vai auxiliar no controle da violência e da criminalidade, além de promover uma maior integração. E, por fim, a Polícia, porque passa a contar com a ajuda da comunidade em seu trabalho difícil e muitas vezes complicado.

Diretoria:

Presidente: José Adão Gonçalves;
Vice-presidente: Andresa Maziero;
1ª Secretária: Cleia Ricardo;
2ª Secretária: Cléa Sena;
1º Tesoureiro: Julio Cezar Fernandes;
2º Tesoureiro: Luiz da Silva França;
Diretor Política Antidrogas: Toniel da Silva;
Conselho de Ética e Disciplina: Kátia Silva, Sandra Cassul Fernandes e Eliane Hahn Peichó.
Conselho Deliberativo: Saulo Bott, Edivan Lima e Zamir Monteiro.
Conselho Fiscal: Dóris Martins Gomes, Alessandro Farias de Souza e Marinalva Ortiz.