Alfabetização na idade certa reúne três municípios em SCS

Três municípios reunidos com a mesma preocupação: assegurar que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa. Essa foi a tradução do 2º Seminário do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), realizado na última segunda-feira (17), na Câmara de Vereadores. O encontro envolveu as redes municipais de ensino de SCS e Frei Rogério e a rede estadual de Santa Cecília.

A formadora do Pnaic em nível estadual, a curitibanense Caroline Kern, doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de Ensino e Formação de Professores, foi a palestrante convidada, discorrendo sobre o tema “Alfabetização e letramentos para inclusão de todas as crianças”. O seminário, que teve início às 8 horas e estendeu-se até meio-dia, contou com autoridades dos três municípios.
   Para a prefeita Sisi Blind, o encontro serviu para fortalecer ainda mais a integração dos municípios participantes, oportunizando a troca de experiências e as ações desenvolvidas na área da educação. “A união entre os municípios, além de promover a integração regional, demonstra a vontade em somar esforços para a realização de um objetivo em comum, uma educação cada vez mais comprometida com a qualidade do ensino e consequente elevação dos índices de desempenho escolar”, concluiu.

Entenda o Pnaic

Criado em 2012, o Pnaic tem como principal desafio garantir que todas as crianças até 8 anos sejam alfabetizadas plenamente, formando educadores críticos e que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização. Em SCS, o Pnaic envolve todos os educadores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e tem como orientadora e responsável pela formação dos alfabetizadores, a assessora pedagógica Adriana Santos.
   Os encontros são de 12 horas mensais de estudo. Neste ano, os estudos são voltados para a área de Matemática. O Pacto é coordenado pela coordenadora da Rede Escolar Cléia Ricardo.

São quatro eixos de atuação:
– Formação continuada de professores alfabetizadores: curso presencial com duração de dois anos para os professores, ministrado pelos orientadores de estudos, educadores que fazem um curso específico, com duração total de 200 horas por ano, realizado pelas universidades públicas nacionais.
– Materiais didáticos e pedagógicos: livros, obras complementares, dicionários, jogos de apoio à alfabetização, entre outros materiais que são disponibilizados para os professores e alunos.
– Avaliações: processo pelo qual o poder público e os professores acompanham a eficácia e os resultados do Pacto nas escolas participantes. Por meio dessa avaliação, poderão ser implementadas soluções corretivas para as deficiências didáticas de cada localidade.
– Gestão, controle social e mobilização: sistema de gestão e de monitoramento (SisPacto), disponibilizado no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec e que tem o intuito de assegurar a implementação das etapas e o acompanhamento constante pelos atores envolvidos no Pacto.