Exposição fotográfica sobre o CONTESTADO em São Cristóvão do Sul

Um dia histórico. São Cristóvão do Sul realizou, na tarde do último dia 24 de maio, no Ginásio da EEB Professor Argeu Furtado, a Abertura Oficial da “Exposição Fotográfica Claro Gustavo Jansson: O fotógrafo do Contestado – Um Memorial aos 100 anos do Conflito”. A exposição é organizada pela Fundação Catarinense de Cultura, através da escritora Rosa Maria Tesser e conta com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão do Sul. A prefeita Sisi Blind, o vice-prefeito Saulo Bott e a secretária de Educação Adriana Santos recepcionaram os convidados, dentre eles o prefeito de Ponte Alta do Norte e presidente da Associação dos Municípios da Região do Contestado – Amurc Roberto Molin de Almeida (Beto).
De 24 de maio a 2 de junho, o acervo fotográfico estará no município e apresentará imagens incríveis sobre a Guerra do Contestado. Com 146 fotos divididas em 11 blocos distintos, a exposição possibilitará que todos possam relembrar um conflito forte, grandioso e de luta brutal, com consequências e abrangências que tiveram impacto devastador em nossa sociedade, mas com o objetivo que todos os remanescentes dessa batalha possam ver sob outra ótica o desenrolar das histórias contadas por seus antepassados nas imagens expostas.

SOBRE A EXPOSIÇÃO:
O Projeto de Itinerância, que teve início em 2016, conta agora com um circuito expositivo por diversas cidades do Estado. O projeto é apresentado pela escritora Rosa Maria Tesser, que pesquisou por quase dois anos e meio a vida do fotógrafo Claro Gustavo Jansson e seu acervo de 2,5 mil fotografias que retratam diversos momentos da história do Brasil, com destaque à Guerra do Contestado. Hoje, tem exclusividade na divulgação dessas fotos, autorizada pela filha do fotógrafo, Doroty Janson.

EM SÃO CRISTÓVÃO DO SUL
Por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e a EEB Professor Argeu Furtado, através da diretora Samara Marcon, as imagens ficarão expostas no ginásio da escola estadual e darão oportunidade aos estudantes do município de conhecer com mais propriedade a história da região e recepcionar os visitantes com orgulho em saber que fomos a cidade escolhida para um evento tão importante, que é um marco para São Cristóvão do Sul. A visitação é aberta a toda população, no período da manhã das 8 às 11 horas; à tarde das 13h30 às 16 horas; e à noite das 19 às 21 horas.