Secretaria de Saúde com novidades a partir de março

2017 será marcado por modificações nas ações realizadas na Atenção Básica do município. Na última sexta-feira (3), toda a equipe da Secretaria de Saúde esteve reunida para planejamento das atividades do ano. Dentre as alterações, está a forma de contratação de profissionais e prestadores de serviços, que se dará por meio de chamada pública, conforme a lei determina. O processo de credenciamento deve acontecer durante a semana para os interessados em prestar serviços à Secretaria Municipal de Saúde, com inscrições mediante apresentação de documentação na Prefeitura, que será analisada pelo Jurídico do município.

De acordo com a secretária de Saúde Sandra Cassul Fernandes, o momento é o informar e pedir a compreensão da população.

“Durante esse período, não estaremos fazendo os encaminhamentos de especialidades, uma vez que ainda não temos definida a lista de profissionais a serem contratados. O encaminhamento deve iniciar no dia 1 de março”, esclareceu. A secretária tranquiliza a comunidade e lembra que as urgências e emergências continuarão sendo atendidas.

Outra novidade, implantada conforme orientação da Vigilância do Estado, é sobre a coleta de exames laboratoriais, que não poderá mais ser efetuada no espaço da unidade básica de saúde. A empresa participante da chamada pública terá prazo de 60 dias após a primeira coleta para organizar espaço próprio no município para disponibilizar o serviço.

“Além disso, durante o planejamento, avaliamos as ações já desenvolvidas e as adequações necessárias para melhorar os serviços. Dentre as modificações, está o agendamento de consultas, que será feito por contato telefônico ou pessoal (50%) e reserva para demanda espontânea (50%). Com base no ano anterior, a equipe contabilizou uma média de 1370 atendimentos mensais. Desse número, metade será agendada por demanda livre, e a outra metade por contato telefônico ou pessoal”, informou a secretária.

Segundo Sandra, a previsão é que o novo sistema de agendamento inicie dia 3 de março, com número de contato a ser amplamente divulgado para a população. “Podemos adiantar que o agendamento será semanal realizado por um setor específico para isso”, concluiu.