Farmácia do município oferece 435 tipos de medicamentos

Poucos munícipes sabem, mas a farmácia da Unidade Básica de Saúde possui 435 itens para atender a população, sendo que, segundo a secretária de Saúde Sandra Cassul Fernandes, deste número, apenas 292 itens são obrigatórios pelo Sistema Único de Saúde (Sus), pertencentes à Farmácia Básica. “Oferecemos 143 itens da Relação Municipal de Medicamentos (Remume), que é uma lista elaborada pela Secretaria de Saúde, equipes da farmácia, enfermagem, médicos e conselheiros municipais de Saúde. Em reunião, definimos a relação de forma a disponibilizar o maior número possível de medicamentos, garantindo melhor recuperação dos pacientes”, explicou a secretária.

Segundo Sandra, atualmente, o município recebe do Governo Federal pouco mais de R$ 2 mil para a compra de medicamentos que, se dividido pelo número de habitantes, representa um total de R$ 0,40 por munícipe. “É através de recursos próprios que o município se responsabiliza em adquirir os demais medicamentos. Mensalmente, são investidos R$ 25 mil para manter a farmácia com os 435 tipos de medicamentos”, contou.

Conforme informações da farmacêutica Rubia Ceolla, em média, 1.500 pessoas passam mensalmente pela farmácia para a retirada de remédios. Conforme levantamento da Secretaria de Saúde, 48 pacientes são atendidos com medicamentos do componente especializado da Assistência Farmacêutica e 13 pacientes são atendidos através de processos judiciais. “É importante destacar que, a pequena quantidade de processos judiciais demonstra que a relação de medicamentos disponibilizada pelo município vem conseguindo suprir a necessidade da maioria dos são-cristovenses”, concluiu a secretária.