CUIDADO COM O CUIDADOR – CEI INTEGRAÇÃO

Na última quarta-feira (10), o trabalho de círculos de “Cuidado com o Cuidador” se teve continuidade com os Professores da Rede Municipal de Educação, a partir dos preceitos da Justiça Restaurativa, facilitados pela Psicóloga Escolar Marina Citatin Arruda e o Consultor Educacional Matheus Stanski, visando promover a cultura de paz, descrita pela Organização das Nações Unidas (ONU), como um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida de pessoas, grupos ou nações, baseadas no respeito pleno à vida, aos direitos humanos e às liberdades fundamentais.

A escola é um espaço marcado por relações sociais e que propiciam mudanças sociais e nos modos de convivência.

Neste sentido, o Professor tem um papel fundamental na mediação das interações e necessidade de momentos de cuidado, escuta e acolhimento.

No momento em que estamos vivenciando, onde às Escolas foram marcadas por situações de violências e conflitos, é urgente a criação de uma cultura de paz dentro do ambiente educacional.

Desta forma, sendo a escola um espaço social, onde os diferentes tipos de ser e de conviver fazem morada, cumpre promover ações que visem o bem-estar, a saúde mental, os cuidados socioemocionais e o reconhecimento de si e do outro.

Parabenizamos e agradecemos a Equipe da Secretaria Municipal de Educação, por se preocuparem com o bem estar de todos!