SETEMBRO AMARELO 2022: A VIDA É A MELHOR ESCOLHA!

Ontem (15) as Secretarias Municipais de Educação e Saúde realizaram uma ação preventiva alusiva ao mês “Setembro Amarelo”, cujo dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

As atividades aconteceram na Escola Estadual Professor Argeu Furtado, durante todo o dia, e contemplou os alunos do ensino fundamental (de 5º ano ao 9º ano) e ensino médio (1º ao 3º ano) que estudam na instituição, além de turmas convidadas das escolas municipais Núcleo Educacional Crescer, Núcleo Educacional Meu Postinho e Grupo Escolar Doutor Helio Anjos Ortiz.

Foram convidados palestrantes com expertise no assunto, que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Curitibanos-SC e Santa Cecília-SC e na equipe do Núcleo de Educação e Prevenção (NEPRE-SC).

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a a procurar o atendimento/tratamento adequado.

Caso você esteja passando por este problema ou conheça alguém que demonstre sinais de sofrimento psíquico, pode procurar apoio através do telefone 188 que corresponde ao Centro de Valorização da Vida – CVV.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.