Pessoas até 49 anos de idade devem ser vacinadas contra Hepatite B

Pessoas até 49 anos de idade devem ser vacinadas  contra Hepatite B

 

Dia 26 é o Dia D da campanha, quando o Centro de Saúde permaenece aberto das 8 às 17 horas

 

O próximo dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais e, em alusão à data, São Cristóvão do Sul está intensificando o combate e prevenção à Hepatite B, que é provocada pelo vírus VHB e é a mais perigosa e frequente das hepatites.

De acordo com a técnica de Enfermagem Leila Peroza, responsável pela Sala de Vacina, no período de 26 de julho a 1 de agosto, são-cristovenses de zero a 49 anos de idade deverão ser vacinados, sendo que, no próximo sábado (26), a Secretaria de Saúde realiza o ‘Dia D’ da campanha, quando o Centro de Saúde permanece aberto das 8 às 17 horas, sem intervalo para o almoço. “Para quem preferir, de segunda a sexta-feira, a sala de vacina funcionará das 13 às 19 horas. Além da vacinação, serão distribuídos preservativos, materiais informativos e orientações sobre cuidados de higiene e prevenção em salões de beleza e clínicas odontológicas”, explicou Leila.

A respeito da hepatite B, segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município Ana Elize Barzotto Fernandes, o vírus pode ser transmitido através do contato com o sangue e fluidos corporais (sexual, seringas e agulhas e alicate de unhas de uma pessoa infectada). “Outra forma de transmissão é de mãe para filho, no momento do nascimento. Daí a importância das gestantes estarem atenta à vacinação”, explicou.

Para maiores informações, basta comparecer ao Centro de Saúde, portando cartão de vacinação e aproveitar a oportunidade para colocar seu esquema vacinal em dia. “Pessoas que não possuem cartão de vacinação, mas que estejam na faixa etária da campanha também devem comparecer ao Centro de Saúde para receber a imunização. Mas o mais importante é tirar todas as dúvidas, lembrando que nem sempre a hepatite B apresenta sintomas”, alertou a enfermeira.

O teste, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Conheça as ações que o município já desenvolve:

 

  • Acompanhamento Pré-natal com exames para detecção de Hepatite B de todas as gestantes;
  • Vacinação para todas as gestantes sem esquema completo de vacina contra Hepatite B;
  • Imunoglobulina a 100% dos recém – nascidos de gestantes com Hepatite B reagente;
  • Vacinação contra Hepatite B em todas as crianças a partir do nascimento;
  • Vacinação de adultos com três doses por livre demanda até 49 anos de idade;
  • Notificação e investigação de contatos de todos os pacientes com HBS reagentes, detectados na rede pública (Inclusive subnotificação de pacientes oriundos de consultórios particulares);
  • Oferta de testes rápidos, especialmente para gestantes com início tardio do Pré-Natal, portadores de outras DSTs; e/ou acidentes com materiais perfuro cortantes potencialmente contaminados;
  • Acompanhamento dos casos de hepatites reagentes com exames específicos.