FACISC

Na manhã de hoje (19) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, lideranças e agentes públicos municipais participaram da reunião de sensibilização conduzida pelos consultores da Facisc Eliane Lopes e Evandro Lembi.
O objetivo do encontro foi apresentar uma visão macro do Programa com foco nas primeiras etapas que acontecerão no município.Cerca de 40 pessoas estiveram presentes, além da apresentação geral do Programa foram elencados os nomes dos possíveis conselheiros, bem como agendamento do início da análise situacional, onde serão ouvidas lideranças das esferas público, privado e organizações do terceiro setor.
A Agenda de Desenvolvimento Territorial faz parte da parceria em prol da cooperação na implementação de política de desenvolvimento socioeconômico em municípios catarinenses, cujo IDH encontram-se abaixo do indicador 0,700, que compõem o programa Gente Catarina, por meio de estratégias inovadoras de agregação, geração e transformação de riquezas nos territórios.
O Programa Gente Catarina integra diferentes secretarias e órgãos do executivo e estadual para trabalhar de forma articulada e integrada no desenvolvimento de estratégias inovadoras de agregação, geração e transformação da riqueza nos territórios formados por 61 municípios.
O objetivo principal é melhorar a vida das pessoas, por meio da elevação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Recentemente, a FACISC passou a atuar no programa Gente Catarina, implementando a metodologia DEL, através de uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).
A metodologia que será utilizada no programa, tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos moradores da cidade.