Cisternas são instaladas nas escolas
Através da parceria entre a Secretaria de Agricultura e Epagri, as escolas municipais estão sendo contempladas com a instalação de cisternas, que objetivam a coleta de água para reutilização na limpeza e irrigação de hortas escolares, gerando economia para o município.
Segundo o extensionista Rural da Epagri Anderson Rocha, a primeira cisterna foi implantada na escola Monte Alegre, com uma caixa reutilizável, desviando água das calhas, e que resultou numa economia de mil litros a cada limpeza. “A cisterna garante que tenha água suficiente para limpar a escola no tempo chuvoso e assegurar os cuidados com a horta escolar no tempo de intenso calor, com irrigação diária das plantas”, justificou.
No último mês, uma cisterna foi instalada no CEI Integração, com objetivo principal de garantir água suficiente para a produção de mudas para posterior distribuição nas escolas e hortas comunitárias.
Devido ao sucesso do projeto, segundo o secretário de Agricultura Geremias Amaral, uma terceira cisterna foi construída no espaço da Cáritas Comunitária, destinada também aos cuidados com a horta que é cultivada pelas integrantes do grupo. “Para o próximo ano, está sendo pensada a instalação de uma cisterna na Escola Meu Postinho”, adiantou.