Inaugurada Unidade II da Penitenciária em SCS

Considerada a mais moderna em Santa Catarina, no último dia 26 de outubro, foi inaugurada a Unidade II da Penitenciária da Região de Curitibanos, denominada como Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul. O governador Raimundo Colombo, que tinha presença confirmada, acabou não comparecendo devido à falta de teto para pousos e decolagens na região e, na ocasião, foi representado pelo secretário Adjunto de Justiça e Cidadania Leandro Lima. Também participaram da solenidade, o diretor do Departamento de Administração Penal Edemir Camargo Neto, representando a secretária de Justiça e Cidadania Ada De Luca, o secretário de Desenvolvimento Regional de Curitibanos Roque Stanguerlin, a prefeita Sisi Blind e o vice-prefeito Antonio Roberto Baticini (Quati), representando o município sede do estabelecimento penal, e o empresário Nilso Berlanda, representando todas as empresas conveniadas ao sistema e que oferecem oportunidade de trabalho aos detentos, além de autoridades estaduais e regionais.

A nova estrutura, construída numa área de 8, 6 mil metros quadrados, e que recebeu investimento na ordem de R$ 31 milhões, confere a abertura de 599 vagas, que se somam às mais de 4.200 vagas no sistema prisional do Estado desde 2011. Além disso, integrará a unidade I da Penitenciária e o presídio de Segurança Máxima, já em construção.

O empresário Nilso Berlanda falou da alegria em saber que sua empresa, já instalada dentro da unidade prisional, é hoje a segunda empresa que mais recolhe imposto em SCS e fez um apelo para que outros empresários possam investir no município também, destacando a importância e a responsabilidade social em gerar emprego às pessoas privadas de liberdade.

Em sua fala, a prefeita de SCS Sisi Blind falou da satisfação em saber que o estabelecimento terá foco industrial e destacou a importância da obra como espaço de recuperação, renovação e princípio para uma nova sociedade, com a oportunidade de trabalhar durante o resgate da pena.

Segundo o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap) Edemir Camargo Neto, o sistema catarinense representa orgulho para o governo do Estado, que vem evoluindo constantemente. “O sistema prisional passou a tomar uma das primeiras filas do governo, como prioridade de ações. Há um grande esforço para manter parcerias e oferecer oportunidade de trabalho aos detentos e uma prova disso é que a unidade inaugurada já traz em seu nome a palavra industrial” reforçou.

Conforme o secretário adjunto da SJC, Leandro Lima, a nova unidade representa a consolidação do trabalho de ressocialização de detentos. “É uma moderna estrutura que integra espaços de convívio, educação e trabalho aos sentenciados, com salas de estudos e oficinas de trabalho. Além disso, com as novas vagas, a região do Planalto Serrano vai conseguir zerar a demanda de presos condenados em presídios. Eles serão transferidos para a nova unidade e nos presídios ficarão apenas os provisórios, como prevê a Lei de Execuções Penais”, adiantou.

Leandro contou que, segundo dados de 2014, Santa Catarina teve a maior média nacional de presos trabalhando, totalizando  57% dos detentos. Além disso, segundo ele, a ressocialização, fez com que, em 2014, Santa Catarina fosse o estado com o menor índice de evasão de presos que ganham o direito das saídas temporárias. “São fatores que comprovam o benefício da atividade laboral, quando o apenado sai melhor do que entrou. O que oferecemos é respeito e a garantia da dignidade humana. Com o trabalho, ainda quando preso, o detento pode ajudar a melhorar a condição econômica da família e encontrar inspiração pra se tornar uma pessoa melhor”, destacou.

O secretário falou, ainda, sobre os investimentos nos profissionais, com constantes capacitações. “Cada vez mais estamos treinando nossos profissionais, seja no operacional, seja em disciplinas de direitos humanos, no treinamento do novo perfil do agente penitenciário, como um agente de transformação.

Estamos estabelecendo um novo conceito que vai desde a arquitetura prisional, até a mudança de rumo e quebra de paradigmas, com a valorização de todos os envolvidos no sistema prisional. Logo, sem dúvida nenhuma, lograremos o título de sistema prisional mais avançado no Brasil”, comemorou.

André Martarello é o diretor da nova unidade

Logo após o descerramento da placa inaugural, aconteceu o ato de posse do diretor da nova unidade, que será comandada pelo agente penitenciário André Martarello.

No últino dia 27 de outubro, a nova unidade, com capacidade de alojar até oito presos por cela e com celas adaptadas também para deficientes físicos, começou a receber presos, sendo que, conforme o diretor da Penitenciária da Região de Curitibanos Vladecir de Souza Santos, cerca de 120 presos foram remanejados da Unidade I, e outros devem vir de outras unidades onde a capacidade está esgotada.

Conforme o diretor da nova unidade, André Martarello, 80% dos presos serão da região e 20% ficará a disposição de penitenciárias do litoral até a inauguração do Presídio de Blumenau.

Num primeiro momento, 64 agentes penitenciários irão desempenhar suas funções na unidade inaugurada, além de vigilantes e do pessoal do setor administrativo. A unidade é composta por quatro pavilhões e destaca-se pela segurança no monitoramento. “A nova unidade praticamente zera o contato do agente com o preso, tendo em vista que trabalha com o sistema aéreo, onde os agentes monitoram os presos um andar acima”, concluiu o diretor.