Alunos participam de Escolinha de Trânsito
Educar para o trânsito: esse foi o propósito da Escolinha de Trânsito, realizada na última quarta-feira (1), pela 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal – PRF, com sede em Lages, e que envolveu mais de 150 alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino.
Após solicitação da Assessoria Pedagógica do município, a PRF transformou a quadra do Ginásio Municipal em uma pista simulando uma rua, com placas de sinalização, semáforo e faixa de segurança, onde as crianças assumiram os papéis de motoristas, com a utilização de motocas e bicicletas, e de pedestres, aprendendo de forma lúdica, a respeitar as normas de trânsito.
Com a presença da mascote do projeto, a policial ‘Catarina’, além de vídeos educativos e orientações sobre manter atenção ao transitar nas vias públicas, os ensinamentos abordaram o uso da cadeirinha, importância de sentar no banco de trás do veículo e, em especial, o uso do cinto de segurança.
De acordo com o policial rodoviário e instrutor da escolinha Carlos Magno da Cruz Junior, é fundamental que a educação para o trânsito comece justamente nessa fase da vida, para que as crianças já cresçam conscientes de sua atitude. “É importante que todos se conscientizem para que, quando não há regra e disciplina, motoristas ou pedestres podem causar acidentes. Brincando, eles aprendem a como evitar qualquer atitude em que possam se machucar ou prejudicar alguém”, adiantou.
Segundo ele, sempre que solicitada pelo município, a PRF atende todas as cidades de abrangência da 5ª delegacia, com o objetivo de estabelecer um primeiro contato com os alunos mostrando que, mesmo pequenos, já fazem parte do trânsito.
“Antes de educar para o trânsito, tem de educar para a vida e, assim, o comportamento das pessoas no trânsito deve ser moldado não apenas para respeitar as leis, mas também as outras pessoas”, argumentou.