Início de ano marcado por licitações no município

É comum que no início do ano a Administração Pública Municipal realize diversas licitações para aquisição de materiais que serão utilizados ao longo do ano.

De acordo com o controlador Interno do município Toniel da Silva, somente no mês de janeiro, já foram realizadas licitações de medicamentos; materiais para construção; merenda escolar; materiais de limpeza; tubos; e pneus. Para o mês de fevereiro estão previstas licitações para aquisição de materiais hospitalares e odontológicos; materiais elétricos; e telefonia. Ao todo, mais de 50 empresas participam dos certames.

Por ser a modalidade pregão, algumas licitações se estendem por até seis horas, como foi o caso da licitação de medicamentos realizada no último dia 22 de janeiro (foto).

“Pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns em que a disputa pelo fornecimento é feita por meio de propostas e lances, para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço. Além disso, a definição da proposta mais vantajosa para a Administração é feita através de proposta de preço escrita e, após, disputa através de lances verbais. Após os lances, ainda pode haver a negociação direta com o pregoeiro, no intuito da diminuição do valor ofertado”, explicou Toniel.

 

Mais qualidade nos produtos licitados

 Para a aquisição de materiais para a Educação, o município de SCS costuma pedir amostras dos produtos da licitação, que são analisadas por membros dos conselhos de Educação e de Alimentação Escolar. “A exigência da apresentação de amostras resulta em economia para o município, uma vez que, ao serem previamente testados e aprovados pelos conselheiros, só serão adquiridos materiais de boa qualidade, e que garantirão melhor uso e maior durabilidade”, justificou.

Além das amostras de produtos para uso da Educação, produtos para a Secretaria de Saúde, referente à licitação de materiais hospitalares e odontológicos deverão ser previamente analisados pelo Conselho de Saúde.