“Luto” pela Assistência Social

No último dia 29 de setembro, São Cristóvão do Sul, através de um grupo formado pela prefeita Sisi Blind, equipes da Secretaria de Assistência Social e usuários dos serviços sociais do município participou, na Câmara de Vereadores de Curitibanos, do ato de reação e mobilização em defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas), organizado pela Associação de Municípios da Região do Contestado (Amurc). O evento contou com o apoio e participação dos prefeitos da região, do deputado Estadual Nilso Berlanda, secretários municipais de Assistência Social, vereadores, trabalhadores do Suas, instituições e usuários do sistema.

De acordo com a prefeita Sisi Blind, o objetivo foi de manifestar contrariedade aos cortes no orçamento proposto pelo Governo Federal, que pretende reduzir em 98% os valores necessários para o custeio de serviços e programas da politica pública de assistência social.

No encontro, ficou definido o encaminhamento de moções de apelo para as Câmaras de Vereadores, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal buscando apoio para reverter esses cortes orçamentários. “Se todos os municípios conseguirem mobilizar e fizerem o que nós hoje estamos fazendo, eu tenho a certeza que vamos conseguir mudar essa situação. Nós estamos dizendo não para os cortes no orçamento e precisamos fazer valer a nossa posição”, defendeu a prefeita Sisi Blind.

SAIBA MAIS

De acordo com documento publicado pela Amurc, a União estabeleceu para o Fundo Nacional de Assistência Social, R$ 78 milhões em recursos, mas os órgãos de acompanhamento dessas políticas estimam a necessidade de cerca de R$ 3 bilhões para assegurar as políticas de proteção social. “É impossível manter serviços de Assistência Social nestas condições”, declara o documento.

Como consequência da redução dos recursos, a Amurc aponta o fechamento de Centos de Referência de Assistência Social (Cras), espaços de promoção de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e idosos, além dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), inviabilizando unidades de acolhimento institucional para crianças, adolescentes e idosos e atendimento ao Programa Bolsa Família.