SCS terá mão de obra de detentos

Após várias tentativas frustradas de aprovação por parte da Câmara de Vereadores, no último dia 10 de julho, São Cristóvão do Sul comemorou a aprovação do projeto que autoriza o município a firmar convênio com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania para a utilização da prestação de mão de obra de sentenciados em regime semiaberto, reclusos na Penitenciária da Região de Curitibanos, localizada em São Cristóvão do Sul.

O projeto foi aprovado, em segunda votação, pela maioria dos votos, sendo favoráveis os vereadores Flavio Goetten; Janete Grobe Bott; Luiz Diego Suppi; Marcelo Guidini; e Valdeci de Oliveira Liz. Votaram contra, os vereadores Adelar Kraieski; Altair Lecim; Jacy Bittencourt de Jesus; e Michel Paim.  

Com a aprovação do Legislativo, a Lei Municipal 750/2017 foi sancionada pela prefeita Sisi Blind, com vigência até 31 de dezembro, sendo que, o Município e o Estado já estão cuidando dos trâmites para efetivação do convênio e início do serviço. De acordo com o secretário de Administração Toniel da Silva, o Município estará apto a contratar até 15 detentos, que prestarão serviços como recuperação de bocas de lobo, limpeza e manutenção de espaços públicos.

Em Curitibanos, o trabalho de sentenciados já é realizado nas ruas do município, através de convênio, desde abril de 2013, com média diária de 40 detentos. Além de Curitibanos, os presos da Penitenciária Regional também já prestaram serviços em Frei Rogério, de 2014 a 2016.