SCS realiza remapeamento da Saúde

Com o objetivo de melhorar os serviços de saúde prestados à população, São Cristóvão do Sul está redefinindo as áreas de abrangência das Estratégias de Saúde da Família – ESF’s e recadastrando

todos os munícipes no novo sistema de informação do Ministério da Saúde, chamado de e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB).

De acordo com a secretária de Saúde Sandra Cassul Fernandes, o recadastramento é necessário para que todos possam utilizar o sistema básico de saúde de forma correta, possibilitando que a gestão conheça sua área e seus usuários de saúde. O processo está sendo realizado pela equipe de agentes comunitárias de saúde juntamente com as enfermeiras que vem recebendo capacitação através da empresa Vital Treinamentos. “O objetivo é facilitar esse processo de mudança e, com isso, a gestão da saúde municipal poder planejar de forma mais eficaz suas ações baseando-as em indicadores que serão produzidos através do sistema de coleta de informações e-SUS”, justificou.

Segundo a secretária, a população vem recebendo as agentes de saúde há pelos menos dois meses para o recadastramento. “A segunda fase consistirá na digitação desses cadastros no sistema e-SUS – Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS PEC), lembrando que, com o cadastro, os cidadãos poderão ter um prontuário mais confiável e, quando precisarem das suas

informações de atendimento médico e de enfermagem, a busca desse prontuário será ágil e eficaz”, comemora Sandra.

 

Sistema informatizado

Ainda durante o processo de recadastramento, cada agente de saúde receberá um tablet com o aplicativo e-SUS Território, que agilizará as visitas e a coleta das informações da população. O aplicativo é gratuito e oferecido para quem utiliza o sistema e-SUS do Ministério da Saúde. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAQ.

“A gestão também está adquirindo computadores e trocando equipamentos de informática na Secretaria de Saúde, com o objetivo de profissionalizar ainda mais os atendimentos, oferecendo melhores condições de trabalho aos seus colaboradores e preservando o cadastro de cada paciente”, concluiu a secretária.