Município prepara volta às aulas
O ano de 2016 inicia com mudanças no calendário escolar em SCS. Os alunos da Rede Municipal de Ensino voltarão às aulas apenas no dia 22 de fevereiro. De acordo com a secretária de Educação Adriana Regina Santos, como o calendário escolar contempla 200 dias letivos, iniciando nesta data, encerrará as atividades em 16 de dezembro, com apenas uma semana de recesso em julho. “Esta decisão foi tomada atendendo à solicitação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Secretaria de Estado da Educação (SED), em conjunto com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), visando unificar o calendário das redes municipal e estadual”, explicou.
De acordo com a secretária, os professores iniciarão suas atividades a partir do dia 16 de fevereiro, com quatro dias dedicados para estudos e planejamento dos trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula.
Outra mudança que deve chamar a atenção dos pais é a obrigatoriedade da frequência escolar a partir dos quatro anos de idade. “Oensino se torna obrigatório entre os 4 e 17 anos. Os pais ficam responsáveis por matricular as crianças na Educação Infantil a partir dos quatro anos, e por sua permanência até os 17”, orienta.
A secretária explica que os municípios tinham até 2016 para se adequar à lei e acolher alunos a partir dos quatro anos de idade. “Os pais podem ficar tranquilos. A educação pública de nosso município atende as etapas de creche (4 meses a 3 anos), Educação infantil (jardim II e pré-escolar), a partir de 4 anos completados até 31 de março do ano em curso. E o Ensino Fundamental a partir dos seis anos completados também até 31 de março do ano até o nono ano. Contempla também aos adolescentes e adultos que ainda não completaram o ensino fundamental, com turmas de Educação de Jovens e adultos”, informou. Além disso, turmas de alfabetização de adultos poderão ser formadas, sendo que os interessados deverão procurar a secretaria para maiores informações.
Matrículas
Matrículas para todas as etapas estão abertas. Podem ser realizadas na secretaria municipal de educação das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, mediante apresentação de Certidão de Nascimento e, ou Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, carteirinha de saúde para as crianças em idade de creche ou Educação Infantil, e documentos dos responsáveis.
Os pais ou responsáveis que não confirmaram a matrícula de seu filho, regularmente matriculado em 2015, para este ano, devem também entrar em contato com a secretaria para atualização dos dados. Outra informação é em relação à lista de material escolar, que será disponibilizada somente no primeiro dia de aula, e entregue pelo professor regente. “Mas não terá nada incomum, somente o material básico. O nosso compromisso será com a qualidade do ensino, com a parceria com o Sistema Aprende Brasil, através do uso do livro didático integrado (apostila), formação continuada de professores, assessoria pedagógica e merenda de qualidade com acompanhamento nutricional, além de novidades que serão divulgadas no início do ano letivo”, adiantou a secretária.