SCS conquista 1º lugar na Mocisc

A etapa final da 5ª Mostra Científica da Região do Contestado de Santa Catarina (Mocisc), que reuniu representantes das regiões dos municípios de Curitibanos, Canoinhas, Concórdia, Mafra e Seara, cidades sedes da Universidade do Contestado (UnC), nos últimos dias 22 e 23 de outubro, em Canoinhas, conferiu o primeiro lugar na categoria Ensino Médio aos são-cristovenses Fabiano Leonardo Santos e Joel Carlos Moreira, que tiveram a orientação da professora Camila Schneider Lemos Almeida.

Com o projeto “Maneiras de tornar sua casa sustentável”, os alunos da EEB Professor Argeu Furtado apresentaram ideias, com foco em atitudes ecológicas, de sustentabilidade à casa, com medidas bastante práticas e, principalmente, financeiramente viáveis.   “Nosso objetivo é mostrar para as famílias que algumas mudanças de hábito e atitudes corriqueiras podem melhorar o ambiente em que vivem e contribuir para a economia da casa. A ideia surgiu com base na realidade do nosso município e as dificuldades financeiras da maioria das famílias, quando pequenas ações podem gerar retorno financeiro, diminuindo quase que de imediato os gastos”, argumentou Leonardo.   Segundo a professora orientadora, o projeto iniciou em fevereiro, passando pela etapa interna, onde foram selecionados os melhores trabalhos para a etapa regional, realizada em Curitibanos, que definiu os projetos a serem apresentados nesta etapa final. “Como é um evento que envolve apenas as regiões do Contestado, a etapa estadual também consistiu na etapa final e, assim, há que se destacar a brilhante participação de SCS que, em meio aos 57 projetos concorrentes, teve a grata satisfação em conquistar o primeiro lugar, sendo o único município da Região de Curitibanos a receber o prêmio na categoria Ensino Médio”, comemorou.    A professora ressaltou que a sustentabilidade é algo muito útil e que está em evidência em todos os lugares, tendo sido uma escolha acertada dos autores do projeto. “Cada vez mais, as pessoas têm tomado consciência de alternativas viáveis na melhoria do dia a dia, seja para maior qualidade de vida, seja para buscar alívio na vida financeira. É isso que o projeto pretende, apontando maneiras de fazer o reaproveitamento de materiais e propostas de atitudes ecológicas como reutilização da água da chuva, horta orgânica em pequeno espaço, telhado verde, jardim vertical, torneiras, chuveiros e descargas econômicos”, justificou.    Para a prefeita Sisi Blind, o bom desempenho dos são-cristovenses é motivo de muito orgulho, pois, além de levar o nome de SCS para outros municípios, confirma o empenho de professores, alunos e direção da escola com um tema de grande relevância social.    Além do certificado de participação, os alunos receberam como prêmio bolsas de Iniciação Científica Júnior,  do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com ajuda de custo pelo período de 12 meses.