Município realiza Conferência da Saúde

Sabendo que o papel das conferências de saúde em todos os municípios tem sido o de mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando a efetiva participação na construção das diretrizes do Plano Plurianual – PPA, e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, na última sexta-feira (10), foi a vez de SCS realizar a sua 4ª Conferência Municipal de Saúde.

Com a participação de representantes regionais de Saúde, lideranças de SCS e membros da sociedade civil organizada, a cerimônia de abertura do evento contou com apresentações culturais da contadora de história Francieli Silva, do grupo ‘Deixa eu te contar’, e da cantora Eula Paula Diel Grobe e, na sequência, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Vilson de Jesus Neves declarou oficialmente abertos os trabalhos.

Segundo a prefeita Sisi Blind, a conferência teve o objetivo de, através da participação popular, analisar as prioridades locais de saúde e formular propostas de melhorias no âmbito municipal. “Muitas vezes ouvimos que a atenção básica não funciona porque é um dever do município. Ao contrário disso, é justamente no município que as coisas funcionam. É no município que a saúde é mais valorizada e, justamente por isso, quando nos colocamos como pessoas dispostas a ouvir e aprender, a discutir as ações que queremos é que podemos crescer. E esse é o objetivo da conferência, pois saúde pública de qualidade não acontece só na unidade de saúde, mas está em todas as nossas ações enquanto cidadãos, em casa, no trabalho e na comunidade”, ressaltou a prefeita.

O evento teve palestra proferida pelo gerente da 9ª Gerência Regional de Saúde de Videira Geancarlos Farinon Flores de Matias, que abordou temas como o funcionamento e cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS); importância da prevenção para promoção da saúde; deveres dos usuários, e comprometimento da equipe de trabalho no município. “É importante lembrar que saúde não se faz sozinho. É um trabalho intersetorial e, para garantir qualidade efetiva, nós precisamos acreditar naquilo que fazemos. Por isso estamos aqui, para sentar e discutir, levantar a realidade do município e ter em mente a importância da prevenção para promoção da saúde e de que cada um cumpra com seu papel”, justificou.

Abordando o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, de acordo com a secretária de Saúde Sandra Cassul Fernandes, a conferência debateu oito eixos temáticos e elencou, dentro de cada um deles, as propostas para garantir mais qualidade na saúde de SCS, contou.

Após a divisão dos grupos para o debate dos temas e levantamento das propostas, foram eleitos quatro delegados para representar o município na conferência estadual de Saúde. Representando a gestão foi eleita a secretária de Saúde Sandra Cassul Fernandes e, em representação aos trabalhadores, foi eleita a servidora Leila Peroza. Para representação dos usuários, foram eleitos José Adão Gonçalves e Alanna Almeida.