Inicia processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura
O Poder Público, através do Departamento de Cultura de SCS iniciou no último dia 25 de junho, o processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura de São Cristóvão do Sul. O Sistema Municipal de Cultura (SMC) é um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que devem orientar o poder público na formulação de políticas culturais. Seu objetivo é orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no município.
O Sistema Municipal de Cultura (SMC) será a ponte entre o Plano Nacional de Cultura (PNC) e o Plano Estadual de Cultura (PEC). O Sistema estabelece mecanismos de gestão compartilhada entre o município de SCS e a sociedade civil para a construção de políticas públicas de cultura. A adesão ao SNC foi voluntária por meio de um Acordo de Cooperação Federativa. O Acordo Federativo do município foi publicado no Diário Oficial da União em setembro de 2014. E conforme o Plano Nacional de Cultura (PNC) ao aderir ao SNC, o estado ou a cidade deve elaborar um plano de cultura: documento que reúne diretrizes, estratégias e metas para as políticas de cultura naquele território por um período de dez anos. Assim, pode receber recursos federais para o setor cultural e assistência técnica para a elaboração de planos, bem como ser incluído no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). O executivo será o responsável por implantar, monitorar e avaliar as metas do Sistema Municipal de Cultura (SMC). O Conselho Municipal de Politicas Culturais – CMPC deverá conferir periodicamente se o sistema está sendo cumprido de forma eficaz e de acordo com suas diretrizes.
Nessa primeira etapa foi realizada a consulta pública sobre a implantação do sistema. A consulta iniciou em outubro de 2014 e segue até 30 de setembro de 2015.
Composição do Conselho Municipal de Politicas Culturais de SCS:
Representantes Poder Publico Municipal:
Secretaria de Educação e Cultura
Titular: Claudia Sena
Secretaria de Assistência Social
Titular: Kátia Silva
Secretaria de Agricultura
Titular: Geremias do Amaral
Câmara Municipal de Vereadores
Titular: Lurdes Silva Mendes
Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Sandra Cassul Fernandes
Representantes da Sociedade Civil Organizada
Área de Artes Cênicas, compreendendo teatro – dança – circo – canto;
Titular: Zamir Monteiro
Cultura Popular, compreendendo artesanato, manifestações culturais tradicionais;
Titular: Cléa Sena
Área de Literatura (pesquisas, estudos de caráter científico no âmbito literário, dentre outros);
Titular: América de Sena
Área de Música
Titular: Renato Gomes
Área de História e Memória Cultural (arquivos, bibliotecas, museus, pesquisa e documentação).
Titular: Ilse Amélia Leobet
Por fim, também foi definida a data da I Conferência Municipal de Cultura, para o mês de setembro de 2015. Na ocasião, os grupos de trabalho opinaram e concluíram o ITC – Inventário Turístico e Cultural de São Cristóvão do Sul.