Exposição fotográfica sobre o CONTESTADO estará em São Cristóvão do Sul
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a Prefeitura Municipal de São Cristóvão do Sul promovem, de 24 de maio a 2 de junho, no Ginásio de Esportes da EEB Professor Argeu Furtado, em São Cristóvão do Sul, a exposição fotográfica “Claro Jansson: o fotógrafo do Contestado – Um memorial aos 100 anos do conflito”.
O Projeto de Itinerância é apresentado pela escritora Rosa Maria Tesser, detentora de documento que lhe outorga direitos dos arquivos fotográficos junto à família do fotógrafo, que fez milhares de registros dentro dos conflitos.
A abertura oficial está programada para o dia 24 de maio, às 17 horas, e a visitação acontecerá das 8h30’ às 11h30’ e das 13h30’ às 16h30’, de segunda a sexta-feira. No período da noite, a visitação deverá ser agendada através do telefone da Secretaria de Educação (49) 3253 1603, com Goreti Mayer.
Saiba mais
O projeto de itinerância, que teve início em 2016, conta agora com um circuito expositivo por diversas cidades do Estado. O projeto é apresentado pela escritora Rosa Tesser, que pesquisou por quase dois anos e meio a vida do fotógrafo Claro Gustavo Jansson e seu acervo de 2,5 mil fotografias que retratam diversos momentos da história do Brasil, com destaque à Guerra do Contestado. Hoje, tem exclusividade na divulgação dessas fotos, autorizada pela filha do fotógrafo, Doroty Janson.
A exposição terá 146 fotos divididas em 11 blocos distintos: O Contestado: Santa Catarina e Paraná; A Grande Empresa Lumber em Três Barras/SC; Fazenda Murungaca Lumber em Sengés Paraná; Ferrovia São Paulo x Rio Grande do Sul; Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá – Curitiba/São Francisco; Revolução de 1924; Revolução de 1930; Revolução de 1932; Porto União da Vitória x Porto União 1912; e Ciclo da Erva Mate.