Paleta – São Cristóvão do Sul resgata esporte histórico

Um esporte pouco conhecido, mas que sempre foi uma das grandes diversões das famílias do interior de São Cristóvão do Sul e faz parte da história do município, com o esforço da Prefeitura Municipal, deve se firmar como modalidade esportiva, ganhar repercussão e novos adeptos. O município realizou, no último domingo (30), o Torneio Municipal de Paleta – Troféu Vilson Neves e Lorena Kuster Neves, no Complexo Desportivo.

Segundo relato de um dos jogadores mais antigos do município, Augusto Lechineski, morador da localidade do Rio Antinhas, a Paleta é um jogo que teve início em 1973, nas localidades do interior do município. Na época, o jogo também era conhecido pelo nome de “Malhão”. Conforme levantamento do Departamento de Esportes, o primeiro jogo oficial no município foi realizado em 1997, na propriedade do casal Vilson Neves e Lorena Kuster Neves, no Rio Antinhas e, desde então, teve regras adaptadas, com diversas alterações como tipo de paletas utilizadas, pontuação, etc. Em 1998, a modalidade foi apresentada à população quando da realização da 1ª Olimpíada de São Cristóvão do Sul – Olimsc, sendo disputada até a quinta edição do evento.

A paleta é um esporte de baixo custo, uma vez que, para jogar, os materiais podem ser confeccionados pelos próprios jogadores, sendo necessários uma tábua para marcação da pontuação (de 5 a 50 pontos), com aproximadamente um metro de altura por 30 centímetros de largura, com divisão de marcação para cada dupla; quatro paletas de 50 centímetros de cumprimento (bastões de madeira) sendo duas vermelhas e duas brancas (peso de 700 gramas a 1 quilo); duas tábuas de 10 cm x 15cm, sendo uma branca e uma vermelha; e dois grampos de ferro em formato “L” para sustentar as tábuas de pé.

Com o posicionamento dos competidores, sendo um jogador de cada dupla atrás de cada linha de lançamento do campo demarcado, o jogo consiste em arremessar, numa distância de 25 a 30 metros, a paleta com o objetivo de derrubar a tábua que fica em pé no chão e marcar um pacau; ou se aproximar o máximo possível do pino central.

Confira os resultados

O torneio premiou os vencedores, de cada categoria, com troféus do 1º ao 3º lugar, sendo que os campeões receberam um jogo de paleta

 

Masculino Livre
Primeiro lugar – Claudinei e Cerrito
Segundo lugar – Miguel e Gibi
Terceiro lugar – Ivo e Zé

 

Feminino Livre

Primeiro lugar – Silvana e Sirlei

Segundo lugar – Schaiane e Sandra

Terceiro lugar – Maria e Jessica

 

Pai e Filho

Primeiro lugar – Família Manosso
Segundo lugar – Família Suppi
Terceiro lugar – Família Branco

 

Livre Kids

04 Paleta
Primeiro lugar – Juninho e Zezé
Segundo lugar – Kelvin e Alex
Terceiro lugar – Gesrael e Lekão

 

Homenagem

O Departamento de Esporte prestou uma justa homenagem à família de Vilson Neves e Lorena Kuster Neves (in memoriam) no II Torneio de Paleta em reconhecimento à contribuição ao esporte do município. A placa de agradecimento, entregue pela prefeita Sisi Blind, foi recebida pela filha do casal Mari Kuster Neves Monteiro, seu esposo Zamir Monteiro e filho Arthur Neves Monteiro.