Prefeita Sisi Blind fala sobre os 25 anos do município

São Cristóvão do Sul comemorou 25 anos de emancipação política e administrativa no dia 30 de março. Em entrevista ao Jornal A Semana, prefeita Sisi Blind, em seu segundo mandato, falou sobre o aniversário solene do município, sua história e desafios. Acompanhe.

1 – 25 anos do município. O que esta data representa?

O jubileu de prata de nosso município representa uma vitória para todas as pessoas que se empenharam para que este território tivesse autonomia política, como ente municipal. Representa maturidade, sabedoria e esperança num futuro ainda mais glorioso. É um marco, uma festa.

2 – Qual o desafio de ser prefeita reeleita?

Gratidão, essa é a palavra que define o desafio. É o momento de agradecer a confiança depositada na gestão e no processo de continuidade.  Essa mesma gratidão é que nos dá forças para enfrentar todos os desafios que a gestão pública nos impõe. Estamos em tempos difíceis, tanto na política, como e especialmente na economia. Encontramo-nos em tempos em que os municípios precisam cumprir a agenda e metas com poucos recursos e, para tanto, são necessários austeridade,  bom senso e especialmente a sabedoria de governar e manter a viabilidade das ações básicas, com o objetivo de buscar meios para aumentar a arrecadação de recursos próprios.

3 – Quais os projetos para este ano? Alguma área terá atenção especial?

Temos como prioridade para este ano renovar a frota dos veículos de transporte público, além de dar continuidade aos processos de busca da legalização das unidades territoriais (lotes) de nossa cidade, que é a regularização fundiária. Com isso, vamos implementar o processo de austeridade na fiscalização e arrecadação de recursos, que é o objetivo maior deste período, considerando que o município precisa ter a certificação de que seus tributos estão sendo devidamente recebidos.

4 – Em 25 anos de emancipação, qual sua visão sobre o progresso de SCS? Qual a área que teve maior destaque?

Desde sua emancipação, até os dias de hoje, São Cristóvão do Sul avançou muito em todos os sentidos. Foram muitas ações de governo, que estimularam avanços em nosso município. Somos o município que mais se destacou na região, tanto que recebemos o prêmio de destaque da Federação Catarinense de Municípios – Fecam (Desenvolvimento Sustentável). Acredito que não podemos destacar uma área apenas. Devemos sim, falar de um conjunto de fatores que fazem de São Cristóvão do Sul um lugar de qualidade e crescimento. Tanto a gestão governamental, como a sociedade civil tem trazido para esta cidade elementos importante para o desenvolvimento. A valorização das pessoas, o entendimento político e a união de forças são fundamentais  para alavancar o crescimento político e econômico, fazendo de nosso pequeno município, um grande e belo lugar de se viver.

5 – O que daria de presente para a cidade em comemoração aos 25 anos?

Trago otimismo, fé, solidariedade, respeito e, especialmente, uma gestão municipal com muita vontade de proporcionar para a nossa cidade a força do desenvolvimento, principalmente no que tange ao cuidado e também responsabilização de cada cidadão de seus deveres e de seus direitos.

6 – Considerações finais. Palavra livre

Quero parabenizar a todos os munícipes, especialmente àqueles que não mediram esforços na construção desta história até aqui. São 25 anos de lutas, alegrias, conquistas e dificuldades, que fizeram de nossa cidade um lugar de referência, que fizeram de nossos cidadãos pessoas de bem que investem e apostam no crescimento e desenvolvimento desta terra.

Fonte: Jornal A Semana