Monitoramento por câmeras na EEB Professor Argeu Furtado

A EEB Professor Argeu Furtado é um exemplo quando o assunto é a segurança dos seus alunos. Há 30 dias, com investimento de R$ 8 mil, através de recursos próprios da Associação de Pais e Professores – APP, e pagamento de mão de obra realizado pela Agência de Desenvolvimento Regional – ADR, através da Gerência Regional de Educação, a escola instalou um sistema de videomonitoramento, com 12 câmeras que registram imagens internas e externas, que são acompanhadas por toda a equipe administrativa escolar.
O objetivo, segundo a diretora da escola Samara Marcon, é oferecer mais tranquilidade aos pais e, especialmente, segurança aos 310 estudantes regularmente matriculados do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. “No início eles ficaram receosos com o fato de estarem sendo filmados, mas agora há um consenso de que as imagens, que ficam armazenadas no computador por até 15 dias, são uma forma de contribuir para o bom funcionamento da escola”, justificou.
Conforme Samara, os pais também gostaram da novidade. “Recebemos o aval para instalação e a aprovação de todos que vieram à escola para conhecer o novo sistema. O videomonitoramento era um sonho antigo da comunidade escolar, que agora se tornou realidade”, comemorou.

Para a assistente de Direção Francieli Lins, as câmeras também servirão para auxiliar na inibição de atos de vandalismo e brigas de rua. “Dentre as imagens captadas temos os registros das ruas do Ginásio Municipal e da frente da escola, o que tornará possível acompanharmos todas as movimentações e acionarmos imediatamente a Polícia Militar nos casos de atitudes suspeitas”, concluiu.