Alunos recebem título de Agentes Ambientais

A Educação de São Cristóvão do Sul está em ritmo de comemoração. Tudo por conta da participação na 12ª edição do projeto “Escola no Campo”, realizado pela Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), em parceria com uma empresa especializada em produtos químicos e sementes (Syngenta), e que mudou a rotina dos alunos do Grupo Escolar Dr. Hélio Anjos Ortiz, do Monte Alegre, que receberam o título de agentes ambientais.

Dentre nove municípios, SCS esteve representado pela turma do 5º Ano do Ensino Fundamental, com aulas teóricas e práticas, através de ações realizadas na escola e na comunidade, voltadas para a Educação Ambiental.

Foram atividades para conscientizar a comunidade, revitalização do espaço escolar, construções de hortas nas casas dos alunos participantes, visita a produtores rurais e, em especial, a implantação de uma horta comunitária na escola.

Conforme a diretora da escola Bernadete Ortiz, tendo iniciado no mês de fevereiro, o projeto envolveu o trabalho conjunto da equipe da escola, pais, alunos, secretarias de Educação e de Agricultura, e Epagri.

02 Monte Alegre (Divulgação): Município recebeu a premiação de melhor apresentação cultural envolvendo a temática trabalhada no projeto

03 Monte Alegre (Claudia Sena): Horta construída na escola conquistou o prêmio de Melhor Horta do projeto

Formatura

No último dia 4 de novembro, em Campos Novos, foi realizada a solenidade de encerramento e formatura dos alunos. A solenidade contou com as premiações referentes às produções sobre conhecimentos relativos à preservação ambiental (frases e desenhos), e com a entrega de uma bicicleta para o aluno mais criativo de cada escola participante, e das apresentações culturais envolvendo a temática do projeto, quando todos os municípios prepararam um teatro para ilustrar os cuidados com a natureza.

O aluno Gabriel dos Santos teve seu desenho escolhido, e SCS conquistou o primeiro lugar na apresentação cultural, com coreografia elaborada pela professora da turma Ana Elize Jacinto, que teve a ajuda da professora de Arte Nataly França, e figurinos produzidos pelas coordenadoras Pedagógicas Adriana Santos e Kellini Silva.  A escola recebeu o valor de R$ 500, que será aplicado em melhorias na escola.

A maior alegria veio com o prêmio, ainda, de Melhor Horta, reforçando a importância do trabalho em equipe e, principalmente, a motivação para que o trabalho possa continuar. “Ações como esta deveriam ser compartilhadas com toda a população, para que todos busquem a cada dia conhecer e valorizar o que vem do campo. Com um trabalho conjunto, tudo foi pensado para que a horta produza o ano todo, inclusive com a instalação de uma cisterna para captação da água da chuva para regar as plantas no período de seca. Os alunos levam para suas casas tudo o que cultivam na horta e, com isso, enriquecem a alimentação da família”, defendeu o secretário de Agricultura Geremias Amaral.

“Foi um trabalho em equipe, onde cada um fez uma parte e ficou um trabalho completo. Quando se desenvolvem aulas alternadas entre a teoria e a prática, o trabalho se torna mais interessante e o resultado não pode ser outro”, complementou o extensionista Rural da Epagri Anderson Rocha.

Para a prefeita Sisi Blind, que acompanhada da equipe da Secretaria de Educação prestigiou a turma durante a formatura, os alunos serão os fomentadores dos ensinamentos obtidos. “O projeto Escola no Campo, além da preservação ambiental, resgatou algumas ações que estavam esquecidas pela comunidade, inclusive a rural. A horta comunitária é um exemplo dessa nova vida escolar. As crianças aprenderam técnicas de compostagem, minhocário, plantio e cuidados com as plantas, e levarão para suas casas os ensinamentos. O trabalho foi reconhecido e, merecidamente, premiado”, concluiu.

Saiba mais

De acordo com a secretária de Educação Giseli Telles, o objetivo principal do projeto é a Educação Ambiental e a formação de alunos focados no orgulho de pertencer ao meio rural. “O programa oferece conteúdo didático específico e conta com a participação ativa dos professores e equipe da escola, que são responsáveis por inserirem os conteúdos educativos na grade curricular da turma atendida”, explicou.

Para o desenvolvimento das atividades, a empresa disponibilizou materiais como jogos educativos, sementes para horta, mudas de flores para o jardim, além de páginas na Internet como o blog e o facebook do projeto, alimentados pelos alunos e professores, periodicamente, nas aulas de informática.

Ao município, coube a tarefa de estabelecer parcerias entre as secretarias municipais e envolver a comunidade.