Gincana Ambiental movimenta Monte Alegre

Através da parceria entre Secretaria de Agricultura, Epagri e Secretaria de Educação, na última segunda-feira (5), nas dependências do Ginásio do Monte Alegre e do Grupo escolar Dr. Hélio Anjos Ortiz, alunos da comunidade participaram da 1ª Gincana Ambiental do Monte Alegre, com provas educativas elaboradas pelo servidor público e estudante de Educação Física Diego Neves.
Como parte do cronograma de ações do Programa de Educação Ambiental da escola, de acordo com Diego, além de despertar a consciência ambiental nos participantes, o objetivo das provas foi o de desenvolver conceitos importantes para a formação cidadã dos alunos, incluindo trabalho em equipe, ética esportiva, respeito, organização, liderança e agilidade. “As provas tiveram a finalidade, ainda, de auxiliar no desenvolvimento motor das crianças trabalhando lateralidade, visão periférica, observação e sistema locomotor”, destacou.
Segundo o extensionista Rural da Epagri Anderson Rocha, o evento contou com atividades como separação de materiais recicláveis, coleta de pilhas, organização e transformação de materiais para reutilização como embalagem para mudas. “Algumas atividades também foram desenvolvidas para incentivar hábitos e alimentação saudáveis, com produtos oriundos da horta escolar”, contou.
Ao final, os organizadores contabilizaram o recolhimento de 600 garrafas Pet, 350 caixas de leite longa vida e 300 pilhas alcalinas, sendo que, para a diretora Bernadete Ortiz, esse resultado reforça o entrosamento entre a escola e a comunidade. “É isso que buscamos. Envolver pessoas e convidá-las a participar da vida escolar dos alunos do Monte Alegre. A gincana é apenas uma das diversas ações que estamos realizando. Na última semana, nossos alunos visitaram hortas em algumas casas do Monte Alegre e propriedades do interior”, concluiu.