Pais se formam em curso do Proerd

“Capacitando os pais para ajudarem os filhos a fazerem escolhas certas”: este foi o tema do curso “Proerd Pais”, que teve início no mês de maio e encerrou no ultimo dia (12), com a participação de 20 pais, na escola Meu Postinho, sendo ministrado pelos policiais militares cabo Rodrigo Corrêa Freitas e soldado Flavio Ferreira de Souza.

De acordo com Flavio, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem como missão principal educar crianças, jovens e adultos no seu habitat, reunindo esforços da família, polícia e escola, fortalecendo a autoestima e apresentando um modelo positivo de vida. “O programa, através de suas lições e de diversos cenários pedagógicos, ensina aos alunos, de forma simples, descontraída e lúdica, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros e auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizer “não” às drogas e à violência. Representa mais uma ação de proteção desenvolvida pela Polícia Militar para a valorização da vida, fortalecimento da cultura da paz e construção de uma sociedade mais saudável e feliz”, contou.

Segundo o policial, o Proerd sempre foi voltado para os alunos das turmas do 2º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino, entretanto, para que o programa se tornasse ainda mais eficaz, a proposta era a de que os pais também tivessem a oportunidade de participar. Assim, em 2007 o curso chegou até o público adulto, quando foi criado o “Proerd Pais”, com o intuito de aproximar a família, neste caso sendo representada pelos pais e filhos. “O curso objetiva demonstrar aos pais a necessidade de uma educação participativa, que assegure uma melhor qualidade de vida para seus filhos”, adiantou.

O conteúdo curricular do curso consiste na aplicação de cinco lições que concentram em fornecer aos pais informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação de drogas, violência, e aptidões de como orientar.

Os pais que concluíram o curso receberam seus certificados juntamente com seus filhos de 2º e 5º anos, na formatura do Proerd, no último dia 24 de junho, no Ginásio Municipal.

Saiba mais sobre o Proerd:

O programa tem por base o projeto D.A.R.E – Drug Abuse Resistence Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), com origem na cidade de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. No Brasil, o D.A.R.E chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, tendo então recebido o nome de Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, após terem sido feitas as adaptações metodológicas em conformidade com a realidade cultural brasileira. Já em Santa Catarina, o Proerd foi implantado no primeiro semestre de 1998, nas cidades de Lages e Chapecó, expandindo-se, mais tarde, por todo o Estado.

Em SCS, o Proerd foi implantado no ano de 2000, pelo então soldado Valdecir Antônio Ribeiro. Desde a implantação, SCS e Região já somam mais de 23 mil crianças formadas.