Penitenciária ganha Praça do Trabalhador

A Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cristóvão do Sul, atingiu 100% dos apenados trabalhando e, com isso, tornou-se modelo para o Estado. Esse diferencial ganhou reconhecimento através de um espaço físico inaugurado no último dia 16 de novembro, a Praça do Trabalhador Mestre Valdir Feroldi “Bugio”, servidor que trabalhou durante 8 anos na unidade e faleceu no início deste ano.

Além da inauguração da Praça do Trabalhador, foi lançada a Operação Presença 2017/2018, ação preventiva de reforço a ser realizada nas 49 unidades prisionais catarinenses entre os dias 20 de dezembro de 2017 e 7 de janeiro de 2018, envolvendo mais de 700 agentes.

A Penitenciária da Região de Curitibanos está localizada em uma área total de dois milhões de metros quadrados, sendo dez mil de área construída para custódia de presos e 19 mil de área de pavilhões industriais, com 100% dos detentos trabalhando e 50% estudando. No total, são 839 detentos desenvolvendo atividades laborais, incluindo cuidados com a horta, fabricação de móveis, brinquedos, lajotas, tubos, estofados, cadeiras, caixas de embalagens para frutas e blocos de concreto, em unidades de produção construídas pelas próprias empresas conveniadas. São dez convênios de trabalho com empresas privadas e duas prefeituras municipais.

Uma das maiores redes de móveis do Estado, a Berlanda iniciou a parceria em 2011 e já ampliou o barracão para incrementar o uso da mão de obra apenada na fabricação de estruturas de madeira para sofás e camas box. Em um espaço de 7,4 mil metros quadrados, são produzidas 15 mil peças por mês. Atualmente, a empresa utiliza o serviço de 234 reeducandos e considera a mão de obra uma das mais especializadas dentro do padrão de qualidade comercial da rede.

A Penitenciária da Região de Curitibanos também desenvolve atividades de apicultura, pecuária e ovinocultura.

Segundo a secretária Ada De Luca, o modelo adotado por São Cristóvão do Sul representa a oportunidade efetiva de ressocialização do apenado. “A penitenciária tem feito um trabalho com eficiência. Por meio de muito empenho e atitudes inovadoras, temos 100% dos apenados em atividades laborais e um estabelecimento penal autossustentável, o exemplo que sonhamos para todo o estado”, comemorou.

Para a prefeita Sisi Blind, que mais uma vez defendeu a parceria estabelecida entre o município e a penitenciária, através da qual, tem sido possível ao município o aumento do seu movimento econômico e a incrementação das vendas do comércio local. “Tenho dito que o que está sendo feito na penitenciária é um ato de coragem, um caminho eficaz para a reeducação. Como queremos que as pessoas que cometeram erros sejam corrigidas se não tivermos espaço adequado para tal? Se não oferecemos oportunidade de recuperação por meio do trabalho? Eu sonho com o dia em que a penitenciária seja vista, principalmente por nós são-cristovenses, que ainda temos preconceito e rechaço ao fato de termos um presídio na cidade, como um verdadeiro espaço ressocializador, que faz parte da nossa história, afinal, a Penitenciária é nossa”, reforçou.

Em seu pronunciamento, o governador João Raimundo Colombo destacou que, quando o assunto é o sistema prisional, Santa Catarina tem conquistado muitos avanços. “Nós sabemos que há muito o que fazer, muitas ações necessárias como o avanço de tecnologias e a melhoria da infraestrutura. Mas é possível perceber que estamos no caminho certo e que São Cristóvão do Sul é uma prova disso. O momento é de reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado e de dizer que estamos somando forças para proteger a sociedade, e para devolver a ela, corrigida, a pessoa que cumpriu sua pena por um delito cometido”, concluiu.