Mapa traça perfil agrícola em SCS

No último dia 15, no gabinete da prefeita Sisi Blind, a equipe da Secretaria de Agricultura de São Cristóvão do Sul, com apoio da Epagri e Superintendência de Águas, apresentou o mapa agrícola/agropecuário do município. As áreas foram descritas através de hectares e demonstradas por meio de imagens das localidades. Além do mapa agrícola, a Secretaria de Agricultura apresentou as ações realizadas no último semestre.

De acordo com o secretário de Agricultura Aluir Suppi (Laco), dentre as ações, destacaram-se as desenvolvidas junto às escolas para conscientização de alunos e professores para utilização de materiais orgânicos descartados através do sistema de compostagem; descarte correto do lixo; cuidado e produção de hortas escolares; e conscientização ambiental. “Destacamos, ainda, o trabalho no embelezamento dos espaços públicos e as parcerias com outras instituições para implantação de desenvolvimento de projetos na área ambiental, além de capacitação técnica para servidores da Agricultura e produtores rurais”, relatou.

Os maiores destaques, segundo o secretário, têm sido as inovações da Secretaria, como a fabricação e instalação de um aquecedor solar a base de materiais recicláveis e o projeto de incentivo à piscicultura, com a instalação de um terminal de piscicultura para armazenamento dos peixes retirados dos lagos dos produtores rurais com destino à comercialização na feira do peixe vivo, que é realizada mensalmente.

EM NÚMEROS

Área total do município – 35,1 milhões de hectares

Área urbana – 293 hectares

Monte Alegre – 59 hectares