Sisi Blind é a nova presidente da Fecam

Na última quinta-feira (28), em Florianópolis, a prefeita Sisi Blind, de São Cristóvão do Sul, foi eleita e empossada como a nova presidente da Federação Catarinense dos municípios – Fecam, com mandato de um ano à frente da instituição.

A solenidade de posse foi comandada pelo até então presidente, prefeito de Taió Hugo Lembeck, que apresentou o relatório de atividades e prestação de contas de 2015, e o plano de trabalho para 2016. Dentre as conquistas da Fecam em 2015, Lembeck destacou a aquisição da sua própria sede, um sonho antigo dos municípios associados.

Representando a Associação dos Municípios da Região do Contestado – Amurc, em 36 anos de história, esta é a primeira vez em que uma mulher assume tão significativo cargo. “Quero destacar minha alegria e gratidão de estar sendo confiada a uma mulher uma tarefa tão importante. Com certeza vamos valorizar e potencializar esse momento trabalhando, também e especificamente, com mulheres que estão na vida pública e política. Com sensibilidade, será uma gestão voltada para um cuidado diferencial com as pessoas”, revelou Sisi.

Ao agradecer a confiança que os colegas prefeitos lhe atribuíram, Sisi Blind chamou a atenção para a crise financeira que afeta todos os municípios, destacando que fará um trabalho com base no diálogo e enfrentamento desse problema e, para isso, contará com o apoio das 21 Associações de Municípios de Santa Catarina. “Nós precisamos nos reorganizar para que o final do mandato seja tranquilo e, justamente nesse ponto é que a Fecam tem o papel de estar colaborando. Assumiremos o compromisso de estar trabalhando conjuntamente com os prefeitos para encontrar soluções. A crise existe, mas nós devemos buscar caminhos e possibilidades para enfrenta-la e dar seguimento aos nossos objetivos enquanto gestores públicos. É isso que as pessoas esperam. É o momento de estarmos unindo forças, dialogando mais, porque as dificuldades existem para todos os municípios, mas vai ser maior se não trabalharmos em conjunto”, destacou.

A prefeita abordou, ainda, a queda na arrecadação dos municípios como uma situação altamente preocupante, não só para Santa Catarina, mas a nível nacional. “O que temos de fazer é buscar, com criatividade, o aumento dessa arrecadação, tarefa que não é tão fácil, haja vista, que toda a sociedade também sofre com a crise. Uma segunda perspectiva é a de lutar, com afinidade entre todas as secretarias de municípios e prefeitos, por alternativas de um reforço para buscar do governo federal um aporte financeiro maior aos municípios, já que as responsabilidades estão sendo repassadas e o financeiro, neste momento, ainda se concentra mais na federação”, argumentou.

A nova presidente convocou reunião da nova diretoria para esta quarta-feira (3), e disse que espera apresentar em pouco tempo um planejamento de ações de integração entre prefeituras, associações de municípios e Fecam.

Experiência ela tem: como presidente da Amurc, liderou a criação do primeiro grupo de trabalho paritário (GPT) de municípios junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para defender os municípios às margens da BR-116; a criação do Curso de Medicina da UFSC no campus de Curitibanos (que já tem chamada aberta para professores); a luta pela Ferrovia da Integração; e também todo os projetos de Desenvolvimento Econômico Regional juntamente com a Amplanorte, que compreende os municípios do Norte catarinense.

 

 

A nova diretoria fica assim constituída:

Presidente:Prefeita de São Cristóvão do Sul (AMURC), Sisi Blind 
1ª vice-presidente: Prefeita de Camboriú (AMFRI), Luzia Lourdes Coppi Mathias;
2º vice-presidente: Prefeito de Monte Castelo (AMPLANORTE), Aldomir Roskamp; 
3º vice-presidente: Prefeito de Jacinto Machado (AMESC), Antônio João de Fáveri;
1ª secretária: Prefeita de Seara (AMAUC), Laci Grigolo;
2º secretário Prefeito de Guaramirim (AMVALI), Lauro Frölich.

Além da mesa diretora, foram empossados os membros do Conselho Fiscal da Federação.

Agenda

No próximo dia 1 de março, a presidente Sisi Blind reúne todas as prefeitas e vice-prefeitas do Estado para fortalecimento do poder das mulheres na vida pública.