Samara Marcon Sell é a nova diretora do Argeu Furtado
Professor Argeu Furtado terá novidades em 2016. No último dia 26 de novembro, das 8 às 21 horas, alunos, pais, professores e funcionários da escola tiveram a oportunidade de dizer “sim” ou “não” para a candidata à diretora, Samara Alessandra Marcon Sell que, com 77% de aprovação, foi eleita para comandar a escola no próximo ano.
Para concorrer ao cargo, a professora teve de apresentar seu plano de gestão escolar, com diagnóstico da escola, metas e ações a serem desenvolvidas durante o mandato. O documento, elaborado por Samara, trouxe à tona objetivos que há muito tempo estavam esquecidos, como o resgate de valores e incentivo à participação da família na escola, a conscientização dos alunos para o cuidado com o patrimônio público, e a inclusão de diversidades múltiplas. Dentre as ações para alcançar as metas traçadas, o plano propõe a realização de oficinas de acompanhamento pedagógico, transparência na aplicação de recursos recebidos, encontros de professores para estudo nas diversas áreas de conhecimento, e momentos de confraternização e interação entre alunos, pais e equipe escolar.
O plano, que foi submetido à avaliação de uma comissão especial, segundo o parecer final do avaliador, conforme relatório, foi considerado aprovado, destacando que as propostas apresentadas caminham na direção do que se espera para a educação de Santa Catarina.
Aos 43 anos de idade, a diretora eleita recebeu com surpresa o resultado da votação, pois, apesar da certeza em ter apresentado um bom plano de gestão, considerava que por estar apenas há oito meses na escola, como assessora de Direção, não tinha tido tempo suficiente para mostrar seu trabalho. “Foi no momento do resultado que percebi que a comunidade ainda acredita na boa educação que a escola Argeu Furtado pode oferecer e que está aberta às mudanças necessárias para isso. Quando cheguei nesta escola, os alunos estavam desmotivados e minha primeira atitude foi a de incentivá-los, despertando a capacidade de cada um. Os resultados vieram logo nos primeiros meses, com a realização de eventos internos e que registraram a participação maciça dos estudantes. “Um exemplo disso foi a feira interna de matemática que, com o envolvimento dos professores, os alunos apresentaram 51 projetos, com a classificação de sete para a etapa regional e três para as etapas estaduais. O mérito das conquistas é deles, mas eu sempre estive junto, conversando, motivando. Para mim, os alunos são como filhos e, como toda a mãe, eu só quero o melhor para eles”, reforçou.
Aliás, para a aluna Natália Bison, do 8º Ano vespertino, é exatamente assim que Samara é vista pelos estudantes. “Ela reergueu a nossa escola, com inteligência, determinação, boas ideias e, principalmente, atitude e amor pelo que faz, o que tem nos motivado a lutar pelo que queremos”, revelou.
Para a aluna do Ensino Médio Gabrielly Chaves, SCS só tem a ganhar com a nova diretora no comando da escola estadual. “Uma pessoa dinâmica, que está sempre próxima dos alunos e, sem dúvida, vai trazer mudanças positivas para a escola, principalmente em questões de disciplina e organização, com mais espaço e apoio para os alunos”, argumentou.
Com posse agendada para o dia 2 de janeiro de 2016, com mandato válido para quatro anos, a nova diretora agradeceu o apoio recebido e reafirmou seu compromisso perante a comunidade escolar. “Todos podem esperar muito empenho para que todas as metas sejam atingidas. Lembrando que a escola não é minha, mas é de todos. Quero agradecer a todos pela confiança, aos alunos, professores, funcionários, pais e equipe da Gerência de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Regional”, concluiu.
Resultados
Foto 02: Votação foi realizada nas dependências da escola
Conforme o resultado final da votação de escolha do Plano de Gestão, foram contabilizados 295 votos favoráveis, 86 votos contrários e quatro votos nulos. Destes, 128 pais votaram a favor, enquanto 20 votaram contra. Dos alunos, 154 votaram “sim”, 57 votaram “não”, e três anularam o voto. Já entre os professores e funcionários da escola, foram registrados 13 votos favoráveis, nove contrários e um voto nulo.