SCS sedia conferência regional para mulheres

Com o objetivo de fortalecimento da Política Nacional para as Mulheres, no último dia 18 de setembro, São Cristóvão do Sul sediou a 1ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres, organizada pela Associação dos Municípios da  Região do Contestado (Amurc),  em  parceria  com  o governo do Estado por intermédio da Secretaria de  Desenvolvimento Regional de Curitibanos – SDR. Participaram mais de 200 mulheres e representantes dos municípios de Curitibanos, Frei Rogério, Santa Cecília, Ponte Alta do Norte e São Cristóvão do Sul.

A prefeita de SCS Sisi Blind, que também representou o presidente da Amurc e prefeito de Curitibanos José  Antônio Guidi (Dusão), destacou a importância em lutar por mais direitos, participação e poder para as mulheres. “O tema é amplo, importante e necessário. Se comparada a outras, nossa região, politicamente, está bem representada, mas precisa que a força feminina avance cada vez mais. Por isso, estamos aqui e por isso é tão importante que os encaminhamentos de hoje se frutifiquem e fortaleçam a atuação da mulher na vida pública e na sociedade. Nosso trabalho precisa ser reconhecido, valorizado e melhorado”, argumentou a prefeita.

Para o secretário de Desenvolvimento Regional Roque Stanguerlin, a representação feminina é muito pequena no país e já está em votação uma lei que obriga que 10% das cadeiras do Legislativo sejam destinadas às mulheres. “No entanto, entendo que a participação feminina não precisa de lei, mas de vontade, o que se comprova nessa conferência de hoje. É um momento histórico, o dia de pensar as políticas que queremos para nossa região. Tenho certeza que daqui sairão grandes ideias, que serão levadas para todo o Brasil”, afirmou.

O debate foi conduzido pela prefeita Sisi Blind, com mesa redonda composta por Vilma Fontana Maciel, Solange Appio Dolberth, Gislaine Martins Valim e Elizangela Zampieri, mulheres atuantes em suas áreas, com experiências na sociedade ou vida pública. As  falas incluíram reflexões sobre os processos de experiências de vida e profissão das participantes, dificuldades e ganho da luta pelos direitos das mulheres, além de  trazer considerações sobre o tema no  papel da mulher  na  sociedade  política.

Divididos em grupos, os participantes discutiram os eixos temáticos da conferência, avaliando o que já está em desenvolvimento e definindo as estratégias para avançar, os caminhos e os mecanismos que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres. Antes do encerramento, a conferência delegou aos municípios o compromisso de cada município apresentar nomes para posterior escolha das delegadas que representarão a região na conferência estadual programada para acontecer de 12 a 14 de novembro, em Lages.