Município prepara-se para salvar vidas

Mais uma vez, o município de SCS estará engajado numa campanha para salvar vidas. No próximo dia 16 de outubro, das 9 às 17 horas, no Centro de Saúde, o Hemosc estará realizando a Campanha de Doação de Sangue.

   A equipe fará a coleta de sangue de até 70 doadores, sendo 30 no período da manhã e 40 no período da tarde. Pelo fato de toda a equipe estar envolvida com a campanha, não haverá atendimento na unidade neste dia. “A decisão de suspender os demais serviços é justificada pela grandiosidade da ação, que objetiva salvar vidas”, defendeu a secretária de Saúde Sandra Cassul Fernandes. 
   Ao doar sangue, a pessoa não se expõe a qualquer risco de contaminação, pois todo o material utilizado é descartável. O volume coletado é de aproximadamente 450ml, representando em torno de 10% do total do sangue em um adulto, reposto pelo organismo. Doar não afina nem engrossa o sangue e não exige mais doações.

Três passos a seguir para a doação

1º: Convença a si mesmo de que a doação um ato de solidariedade humana.

2º: Verifique se você se enquadra nas condições abaixo:
– Boas condições físicas
– Idade entre 18 e 65 anos
– Peso superior a 50 Kg
– Última doação há mais de 90 dias para mulheres, mais de 60 dias para homens
– Três meses após o parto
– Não estar amamentando
– Não ter tido gripe nos últimos sete dias
– Não ter tido Sífilis, Malária e Chagas
– Não ter tido Hepatite após os 10 anos de idade
– Não ter feito tatuagem há menos de um ano
– Não ter Diabetes ou epilepsia

3º: Dirigir-se ao Centro de Saúde, no dia da coleta de sangue, com documento de identidade com foto, sem estar em jejum. Após o almoço, o intervalo deve ser de duas horas. No momento em que chegar ao Banco de Sangue, será feita uma consulta para certificar-se de que você está em condições de fazer a doação. Após a doação, uma série de exames serão realizados no seu sangue e você receberá os resultados pelo correio com sua carteirinha de doador.