Grupo de pescadores em defesa da Mata Ciliar
Da paixão pela pescaria surgiu um grupo que, pelo belíssimo trabalho de conscientização de pescadores, vem ganhando espaço na sociedade, principalmente com o cuidado com a mata ciliar.
O grupo ‘Kompanhia da Peska’, fundado pelos amigos Aluir Suppi (Laco), Junior Padilha, Mauro Cleiton Santos, Luiz Diego Suppi, Ari dos Santos, Leandro Ferreira e Julio César Ferreira, além do objetivo de praticar este esporte, busca fazê-lo de forma sustentável, conscientizando os pescadores sobre a importância em preservar o meio ambiente.
Uma das ações mais importante é justamente o cuidado com a mata ciliar, alertando para o descarte correto do lixo e a proteção com o Rio. O grupo busca alertar para o acendimento de fogueiras e segurança ao utilizar botes nas pescarias. Mas, infelizmente, de acordo com os integrantes, em cada incursão realizada, o grupo se depara com muitos estragos causados por atitudes irresponsáveis.
Para tentar conscientizar a todos, através das redes sociais, o grupo divulga momentos saudáveis de pescaria e veicula ações e orientações de como proceder de maneira ecologicamente correta às margens de rios e lagos. “Enfatizamos o respeito ao período de “defeso” dos rios, período em que os peixes se reproduzem. Também recolhemos lixo deixado por pescadores e trabalhamos na conscientização para erradicar essa prática que é uma das mais nocivas ao meio ambiente”, explicou Laco.
Além disso, em parceria com o comércio local, o grupo lançou a camiseta “Eu sei pescar”, que será entregue às pessoas que a adquirirem, acompanhada das orientações necessárias para uma pescaria segura e ecologicamente correta.
“Nunca deixando de lembrar que pescaria com redes e tarrafas é uma covardia contra a natureza e uma prática passível de prisão e multa. Nosso intuito é o de estimular os pescadores a pescar com consciência, para pescar sempre”, concluiu.