IMPLANTADO O NÚCLEO DE APOIO À REDE CATARINA EM SÃO CRISTÓVÃO DO SUL

Na tarde desta terça-feira (15,) reuniram-se diversos órgãos da administração pública a fim de instaurar, o Núcleo de Apoio ao Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher.
No ato estiverem presentes a Prefeita Municipal Ilse Leobet, representantes da Administração Municipal, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Serviço de Psicologia Municipal, CONSEG e o Comandante do Destacamento local da Polícia Militar, 2º Sargento PM José Leonir de Almeida.
A Rede Catarina de Proteção à Mulher, é um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, estando pautado na filosofia de polícia de proximidade e buscando conferir maior efetividade e celeridade as ações proteção à mulher.
O programa sustenta-se em ações de proteção, no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha e na disseminação de solução tecnológica.
A finalidade do programa é proteger e orientar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a partir de visitas preventivas e da fiscalização de medidas protetivas com urgência, além de adotar, quando necessário, as medidas de proteção à mulher previstas no art. 11 da Lei n° 11.340/06; Comunicar ao poder judiciário as situações em que não haja flagrante delito e haja risco à mulher, para que providências judiciárias cautelares possam ser tomadas (tais como, decretação da medida protetiva e da prisão preventiva).
O Núcleo de Apoio, ora criada no município, visa uma forma ágil e pratica de comunicação e integração com a rede de atendimento, visando romper a continuidade do ciclo de violência e restaurar a convivência saudável.
Certamente, a partir da formalização deste Núcleo de Apoio, a Rede Catarina de Proteção à Mulher potencializará a efetividade e a qualidade dos atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no município de São Cristóvão do Sul.